Não, João Tunes, a Angelus Novus não subornou Alberto João Jardim!

 october_37

João Tunes escreveu uma excelente recensão de Outubro, no seu blogue. Mas, antes de entrar em matéria, e para enfatizar o sentido de oportunidade da Angelus Novus (o que obviamente agradecemos), coloca uma hipótese que não podemos aceitar. Ei-la:

 

Embora por causa de algumas linhas tortas, valeu a pena o atraso na edição do livro de Rui Bebiano intitulado “Outubro” (*), agora finalmente disponível para leitura. Refiro-me à sua coincidência com a espécie de polémica causada pela direita madeirense de propor que a próxima revisão constitucional inclua a proibição do comunismo. E quem acredita em bruxas até pode convencer-se que a Editora subornou o bronco Alberto João para dar uma ajuda ao lançamento de “Outubro”, incrementando a sua oportunidade. No meio do chinfrim provocado pela insólita e provocatória proposta vinda do bunker reaccionário madeirense e do aproveitamento vitimizante dos provocados, a que se juntaram muitas almas escandalizadas com a hipótese de se perder a unicidade condenatória dos extremismos políticos e ideológicos sobre as costas do nazi-fascismo, a leitura deste livrinho pode ajudar a passar-se do barulho para o debate, da esgrima emocional para o entendimento das razões porque, ainda hoje, a ideia comunista construída à volta e em consequência do fragor da Revolução de Outubro (1917), mesmo com os milhões de esqueletos de vítimas no seu armário, é intocável em termos de julgamento e condenação. [sublinhado nosso]

 

Vem pois a Angelus Novus solenemente afirmar que se demarca das insinuações do conhecido bloguista, as quais colocam em causa a honorabilidade de duas pessoas de bem: a da Angelus Novus e, sobretudo, a do Presidente do Governo Regional da Madeira. Fora isso, ou desde que munidos dessa prévia cautela, os leitores de Outubro terão «um mundo a ganhar» lendo o post de João Tunes. Quanto aos ainda não-leitores de Outubro, terão um livro a ganhar…

P.S. Não é caso para autocrítica, João Tunes. Embora a palavra, com todas as suas pesadas conotações, até não destoe no contexto de Outubro.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: