A minha livraria preferida: Luís Quintais

bucholz

Luís Quintais é Professor de Antropologia na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra e poeta, com obra das mais significativas da cena literária portuguesa de hoje. Tem vários livros de poesia, e um de ensaio, editados nos Livros Cotovia.

Na Angelus Novus prefaciou Regras para o Parque Humano, de Peter Sloterdijk, e coordena a série de Antropologia da Biblioteca Mínima, que se estreará com o seu livro Cultura e Cognição, a editar até final do ano. [A foto  acima é do Estúdio Mário Novais, 1933-1983, disponível na Galeria da Biblioteca de Arte da FCG]

 

P. De todas as livrarias que já frequentou, qual a sua preferida?

R. Livraria Bucholz em Lisboa. Parece que já não existe. Uma parte da cidade de Lisboa parece que desapareceu. Estão sempre a desaparecer, as cidades.

P. Pode indicar as 3 razões pelas quais prefere essa livraria?

R. Aí vão quatro e uma celebração do número três também: 1) Livros em português, inglês, francês, espanhol, italiano, alemão. 2) Três pisos. Um dedicado à música. 3) Um contexto sedutor-acolhedor. Tinha vidros extensos, montras temáticas, sofás, cantos (onde se podia ler poesia pela tarde fora), amizades revisitadas, lugar de encontro. E era perto da Cinemateca.

P. Pode indicar um livro que associe em particular a essa livraria?

R. Os Cantos de Ezra Pound na edição da Faber.

P. O que seria para si «a livraria ideal»?

R. Uma livraria com poesia de todo o mundo, em madeira, como a Bucholz. Um lugar sem usura, coisa improvável no mundo em que vivemos.

Anúncios

Uma resposta

  1. E pronto…agora faleceu este belo local de cultura e de culto da nossa cidade. Provavelmente para dar lugar a mais uma agência bancária…ou a um “corner de nails”…triste cidade. Triste país onde a cultura não se cultiva, abandona-se como o campo!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: