A minha livraria preferida: Luís Mourão

leitura_1

Luís Mourão é Professor na Escola Superior de Educação de Viana do Castelo. Tem vasta obra ensaística sobre literatura portuguesa do século XX, com especial atenção ao romance e a Vergílio Ferreira. É o dinamizador do blogue Manchas.

Na Angelus Novus publicou os livros Um Romance de Impoder (1996), Vergílio Ferreira: Excesso, Escassez, Resto (2001) e Sei que já não, e todavia ainda (2003). Foi ainda co-director de Zentralpark. Revista de Teoria & Crítica.

 

P. De todas as livrarias que já frequentou, qual a sua preferida?

R. A “antiga” livraria Leitura, no Porto.  Numa altura em que ir à Livraria era a melhor forma de saber o que se ia publicando e ter uma ideia, relativamente a um passado não muito remoto, do cânone em curso. Lembro-me bem da política de expositores, se assim se pode dizer. Havia as novidades. Mas muitas vezes as novidades estavam em estantes reservadas para o efeito. E nos expositores havia uma composição temática, um enfoque particular sobre um autor, etc. Claro que eram outros tempos: publicava-se menos, havia menos leitores (em termos brutos), num certo sentido aquilo era assim a modos que um clube de intelectuais.

P. Pode indicar as 3 razões pelas quais prefere essa livraria?

R. A Leitura tinha tudo o que ia saindo, um fundo de catálogo invejável, e uma excelente selecção de livros estrangeiros. Para além disso, todos os funcionários eram simpáticos e, sobretudo, hiper-competentes (às vezes até parecia que já tinham lido os livros que a gente procurava…).

P. Pode indicar um livro que associe em particular a essa livraria?

R. Não consigo associar nenhum livro a nenhuma livraria em particular. Associo livros a lugares de leitura ou a fases da minha vida, mas não a nenhuma livraria. Será grave?

P. O que seria para si «a livraria ideal»?

R. Uma livraria numa rua pedonal (parking perto, em todo o caso), de preferência numa praça onde a gente se possa sentar descansadamente antes ou depois, com amplo espaço de exposição e a garantia de que tudo está lá, desde o mais rafeiro trash à mais invisível edição de autor.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: