Anna M. Klobucka no «Ipsilon»

Intitula-se «O sexo que elas têm», e vem nas pp. 26-27 da última edição do Ipsilon (29/01), suplemento cultural do jornal Público. Referimo-nos ao texto que Raquel Ribeiro dedicou a O Formato Mulher, no qual, com a ajuda de depoimentos de Anna M. Klobucka, reconstitui a história, longa e complexa, do livro, e a própria evolução do pensamento da autora, por exemplo patente na admissão de que numa fase inicial do projecto, lançava

Luiza Neto Jorge versus Maria teresa Horta: esta era a primeira versão do ensaio, «good cop, bad cop», que Klobucka abandonou. Reconhece que Neto Jorge tem uma reputação literária que a torna na maior poeta do século XX: «Em Luiza não se pode tocar». Teresa Horta é uma poeta feminista assumida que usa as teóricas francesas nos seus textos, co-autora de Novas Cartas Portuguesas, deixando um legado no feminismo em Portugal. Ao lê-la a par de Neto Jorge, Klobucka está a re-analisar a condição histórica da mulher, não ingorando que na poesia de 61 estavam perguntas «sobre as relações entre a sexualidade marcada pela diferença e a temporalidade marcada pelo sexo».

E ainda o caso de Sophia, na sua diferença de autora aparentemente «de-gendered», ou que se afirma como tal; e o par Adília Lopes-Ana Luísa Amaral, decisivo na economia da obra e na perspectiva adoptada:

Klobucka admite que foi o surgimento de escritoras como Adília Lopes e Ana Luísa Amaral que lhe mostrou que, nos anos 90, eram as poetas, e não os críticos, «que estavam a fazer coisas que se coadunavam» com a sua perspectiva. «O que não estava a ser feito era o discurso crítico correspondente», diz.

Um texto a ler, e um momento importante da recepção pública da obra de Anna M. Klobucka, que seguramente se tornará uma peça de referência na bibliografia sobre a poesia escrita por mulheres em Portugal – bem como sobre o impacto dessa poesia (e do seu trabalho sobre a noção de autoria) na poesia portuguesa em geral.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: