Leituras para a Páscoa

  A preços ainda mais apetecíveis até ao fim do Domingo de Páscoa.

.

Emília Rocha

A princípio, Emília Rocha não se queixava de nada em particular. Apenas uma vaga sensação desagradável na zona abdominal, mas que passava quase despercebida. Em poucas horas, porém, as coisas pioraram a olhos vistos. Emília Rocha começou a apresentar um conjunto de sintomas que indiciavam alguma espécie de patologia: perda momentânea de apetite seguida de um desejo incontrolável por grãos de milho e couve lombarda; alterações da pigmentação da pele associadas à formação de uma breve penugem branca que rapidamente cobriu todo o seu corpo; e uma súbita vontade de trepar a cadeiras e mesas.

Dezassete horas após os primeiros sintomas, o caso tinha já evoluído rápida e inexoravelmente, assumindo contornos para os quais a medicina estava longe de possuir explicações. Nesta fase, Emília Rocha era incapaz de articular duas palavras seguidas, exceptuando a expressão “minhocas frescas”, que repetia de cinco em cinco minutos, abrindo os olhos e a boca de uma maneira tão singular que causava uma profunda impressão.

Na vigésima hora, agitava freneticamente os braços para cima e para baixo, e arranhava o chão com os pés, empenhando nisso todas as suas forças, como se procurasse desesperadamente abrir um buraco no soalho.

À vigésima quarta hora, Emília Rocha pôs um ovo.

 

.

  Rui Manuel Amaral – Caravana (pág. 21-23)

 

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: