Inquérito sobre a Coca-Cola: Isabela Figueiredo

Isabela Figueiredo é professora do Ensino Secundário e escritora. Publicou, na Angelus Novus, Caderno de Memórias Coloniais.

P. Gosta de Coca-Cola? Numa escala de 0 a 5, em que 5 significa Muitíssimo, 4 Muito, 3 Assim-assim, 2 Gosto pouco, 1 Não gosto, e 0 Detesto, que classificação dá à Coca-Cola?

R. Gosto muitíssimo de Coca-Cola. Ainda está por inventar o refrigerante que a destronará da minha tabela de preferências. É um 5 sem hesitações.

P. A sua opinião sobre a Coca-Cola mantém-se, desde a primeira vez que a provou, ou alterou-se?

R. Devo ter provado Coca-Cola assim que consegui segurar um objecto na mão, aí pelos dois anos de idade, ou antes. Quando acordei para mim já estava viciada. Eu sou “Coca-Cola”. Às pessoas nascidas em Lourenço Marques chamava-se-lhes “Coca-Colas”, não sei porquê. O sabor da Coca-Cola nunca me decepcionou, nas suas diversas versões.

P. Qual destas duas frases prefere? E porquê? (i) «A água suja do imperialismo»; (ii) «Os filhos de Marx e da Coca-Cola».

R. Nenhuma das frases me agrada nem representa a Coca-Cola. São afirmações políticas. A Coca-Cola internacionalizou-se, bem como a cultura americana, a um ponto que é impossível, para mim, conotá-la com os EUA. Não há produtos genuinamente americanos, porque nós também já somos mais ou menos americanos. Não me agrada culpar os americanos dos males do mundo. Estamos todos envolvidos numa ordem das coisas a que os EUA dão corpo.

P. Como reescreveria hoje a última frase: «Os filhos de Marx e da Coca-Cola»?

R. Há a política e a Coca-Cola: só confiamos na segunda. Já reescrevi.

P. Comente brevemente o poema de Décio Pignatari sobre a Coca-Cola.

R. Décio Pignatari não gostava de Coca-cola, só de babes que bebem Coca-Cola. Se Décio Pignatari bebesse Coca-Cola, teria mais energia para animar as babes. Não me ocorre mais nada.

3 Respostas

  1. o pior é que esse amor ao contrário dos platónicos faz engordar

  2. começo hoje a seguir o seu blogue “novo Mundo”.

    a coca-cola é muito boa mas evito-a religiosamente porque faz gases e não quero poluir a atmosfera das pessoas queridas que me rodeiam.

    :-D

    csd

Deixe uma Resposta

