A Prisão do Gungunhana # 6

 

.

Perguntei ao régulo por Quêto, Manhune, Molungo e Maguiguana. Mostrou-me Quêto e o Manhune que estavam ao pé dele e disse que os outros não estavam.

Exprobei a Manhune (que era a alma danada do Gungunhana) o ter sido sempre inimigo dos portugueses, ao que ele só respondeu que sabia que devia morrer. Mandei-o então amarrar a uma estaca da paliçada e foi fuzilado por 3 brancos. Não é possível morrer com mais sangue frio, altivez e verdadeira heroicidade; apenas disse sorrindo que era  melhor desamarrá-lo para poder cair quando lhe dessem os tiros. Depois foi Quêto. Ele fora o único irmão do Muzila que quisera a guerra contra nós e o único que fora ao combate de Coolela. Não tinha vindo “pegar pé”, como tinham feito Inguiusa e Cuio, seus irmãos.

Dizendo-lhe eu isto, respondeu que não podia abandonar o Gungunhana a quem tinha criado como se fora pai, retorquindo-lhe eu: que a quem desobedecia e fazia guerra ao Rei de Portugal, deviam pai, mãe e irmãos abandoná-lo. Mandei-o amarrar também e fuzilar. Estas duas execuções produziram na guerra preta um entusiasmo indescritível que manifestaram com ruidosos e repetidos bayetes o que mostra bem que eles confundem perfeitamente a força e coragem com a crueldade e que é absolutamente necessário destes exemplos para os dominar e fazermo-nos respeitar.

Veio então a mãe do régulo, Impiucazamo, arrastando-se de joelhos, pedir-me que não matasse o filho nem o Godide, que ambos ela criara. Esta mulher mostrara-se sempre amiga dos portugueses e muito oposta à guerra. Disse-lhe que acerca do régulo só o Rei podia resolver, mas que o Godide seria poupado e acompanharia o pai por ela ter pedido; e quanto a ela, por ter sido sempre amiga dos portugueses, podia voltar para a sua povoação que eu a ninguém consentiria lhe fizesse mal.

pág. 33

.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: