ALGUNS DOS NOSSOS AUTORES E COLABORADORES NA NET

Conheça melhor alguns dos nossos autores e colaboradores, visitando-os na net:

 

Augusto Monterroso: Nasceu na Guatemala mas exilou-se no México, onde viria a morrer. Um autor clássico da literatura hispano-americana, sobretudo notável no conto e no microconto, em que se destaca A Ovelha Negra e outras Fábulas, que inaugurou a nossa colecção Microcosmos, dedicada à microficção.

 EDUARDO PITTA

Eduardo Pitta: Poeta, ficcionista e crítico literário, é o colaborador principal do blogue Da Literatura. Na Angelus Novus publicou Persona e Fractura.

Isabela Figueiredo: Regressou de Moçambique em 1975. Foi depois jornalista do Diário de Notícias, antes de optar pelo ensino. Sobre tudo o que de si deixou em Moçambique escreveu nos últimos anos, no blogue O Mundo Perfeito, este livro sem par na nossa literatura autobiográfica. Redige actualmente o blogue O Novo Mundo.

 Iván de la Nuez

Iván de la Nuez: Nasceu em Cuba mas exilou-se em Espanha, vivendo actualmente em Barcelona. Autor de obra já vasta e significativa, na área da teoria e crítica da arte contemporânea e da problemática do pós-comunismo, publicou na Angelus Novus o ensaio Fantasia Vermelha. Os Intelectuais de Esquerda e a Revolução Cubana.

 LUIS MOURÃO

Luís Mourão: Crítico, ensaísta, blogger, publicou na Angelus Novus os livros Um Romance de Impoder, Vergílio Ferreira: Excesso, Escassez, Resto, e Sei que já não, e todavia ainda.

 

Luís Quintais: Antropólogo, ensaísta e poeta. Prefaciou Regras para o Parque Humano, de Peter Sloterdijk. Publicou o volume Cultura e Cognição na subcolecção “Antropologia” (que dirige) da colecção Biblioteca Mínima. Colabora no blogue colectivo Os Livros Ardem Mal.

 MIGUEL CARDINA

Miguel Cardina: Nasceu na Nazaré em 1978. Investigador do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra. É licenciado em Filosofia, mestre em História das Ideologias e Utopias Contemporâneas e está a ultimar a sua tese de doutoramento sobre a esquerda radical no Estado Novo. Publicou na Angelus Novus A Tradição da Contestação. Resistência Estudantil em Coimbra no Marcelismo (2008) e A Esquerda Radical (2010). Escreve nos blogues Vias de Facto e Aparelho de Estado. Toca bateria e percussão nos dias inúteis.

Nuno Júdice nasceu na Mexilhoeira Grande, Algarve, em 1949. Formou-se em Filologia Românica pela Universidade Clássica de Lisboa. É professor associado da Universidade Nova de Lisboa, onde se doutorou em 1989. Escreveu poesia, prosa, teatro, crítica literária e recebeu importantes prémios literários. Dirigiu até 1999 a revista Tabacaria da Casa Fernando Pessoa. Em 2009 assumiu a direcção da revista Colóquio-Letras da Fundação Calouste Gulbenkian. É autor do blog A a Z.

Pádua Fernandes nasceu no Rio de Janeiro em 1971. É doutor em Direito pela Universidade de São Paulo. Escritor e professor, em Portugal publicou O Palco e o Mundo (&etc, 2002) e colaborou com a revista electrónica Ciberkiosk. Na Angelus Novus publicou Para que Servem os Direitos Humanos (2009). É autor do blogue O palco e o mundo.

 

Pedro Serra: É Professor da Universidade de Salamanca, onde se doutorou e é docente de Literatura Portuguesa Moderna e Contemporânea. Colabora no blogue colectivo Os Livros Ardem Mal. Na Angelus Novus editou Carta de Guia de Casados, de D. Francisco Manuel de Melo, o volume colectivo Uma Abelha na Chuva. Uma Revisão, Século de Ouro, em co-organização com Osvaldo Manuel Silvestre, Um Nome para Isto. Leituras da Poesia de Ruy Belo, Um Intelectual na Fobolândia. Estudos sobre o Ensaísmo de Fidelino de Figueiredo e O Hissope. Poema Herói-Cómico, de António Dinis da Cruz e Silva, edição crítica em co-autoria com Ana María García Martín.

 

Peter Sloterdijk: É actualmente catedrático de Filosofia na Hochschule für Gestaltung de Karlsruhe e professor de filosofia e estética em Viena. Crítica da Razão Cínica (1983), que se tornou o livro mais lido e discutido da Alemanha, e traduzido depois para inúmeras línguas, catapultou-o para a fama. A Angelus Novus editou dele o famoso e polémico ensaio Regras para o Parque Humano, com prefácio de Luís Quintais.

 

Rui Bebiano: Professor, historiador, ensaísta e cronista. Entre 1996 e 2002 foi responsável por uma das primeiras publicações electrónicas em rede do espaço lusófono. É membro do Instituto de História e Teoria das Ideias, da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, e investigador do Centro de Estudos Sociais. Publica nos sites e blogues Rui Bebiano; A terceira noite; Caminhos da memória e Vias de facto. Na Angelus Novus publicou Folhas Voláteis, O Poder da Imaginação e Outubro.

 

Rui Manuel Amaral: Nasceu no Porto, em 1973, cidade onde vive. É coordenador literário da revista aguasfurtadas. É co-autor do blogue Dias Felizes e autor do blogue dedicado ao seu segundo livro Doutor Avalanche. Caravana é o seu primeiro livro. É também baterista da banda rock The Jills.

Anúncios
%d bloggers like this: